Projeto de Agroecologia ensina crianças de escolas municipais sobre gestão de resíduos

O projeto “Educando com a Horta” é realizado em São José, nas escolas Maria Luiza de Melo, Centro Educacional Municipal Santa Terezinha e Escola do Mar. Por meio de uma parceria da Cepagro com as escolas municipais e através do edital do programa Educar para Transformar, do Instituto MRV, a ação vem sendo executada desde o início de 2020.

A iniciativa tem como eixo três temas a serem trabalhados: A gestão de resíduos sólidos, compostagem e alimentação saudável por meio da horta escolar. Além da equipe do Cepagro, o processo de aprendizagem conta com o apoio de professores responsáveis pelo alinhando do calendário escolar ao agrícola e traz essa dinâmica para o Plano Político Pedagógico.

As atividades, que inicialmente seriam realizadas com visitas semanais às escolas, tiveram que ser adaptadas devido a pandemia da Covid-19. Desta forma os alunos estão assistindo às aulas de suas casas e tendo a oportunidade de colocar em prática o conhecimento, além de dividi-los com os familiares. 

A modalidade, porém, não substitui a vivência presencial no canteiro produzido na escola. O formato de educação à distância muitas vezes não atinge todos os estudantes, que podem não ter acesso  à internet e aos dispositivos digitais. Para que todas as crianças possam participar de maneira efetiva do projeto, são disponibilizadas videoaulas, e para os que não podem acessar as aulas online, é providenciado um material impresso na escola e as famílias podem buscar.

 A  coordenadora do projeto, Karina Smania, conta como a iniciativa tem obtido resultados positivos dos alunos, além de envolver os pais e a comunidade.  “ A agroecologia pode trazer muitos ensinamentos para os alunos. Não é só sobre colher, plantar, gestão de resíduos, mas uma forma de respeitar a natureza, as pessoas e aprender sobre diversidade,” comenta. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s