A tentativa falha do Bolsonaro – OPINIÃO

Após 7 de setembro, pesquisas não mostram nenhuma mudança nas intenções de voto em Jair Bolsonaro (PL).

Tentativa Frustrada 

O Presidente da República Jair Bolsonaro (PL), procurando trazer seus eleitores para rua nos últimos meses com discursos, lives e aparições em seu cercadinho, anunciou junto aos robôs nas redes sociais um movimento gigantesco para o dia 07 de setembro. A intenção era mostrar sua “vitória” para aqueles que ainda estão em dúvida sobre em quem votar, na tentativa de puxar alguns pontos para seu lado. 

Nos dias que antecedem o 07 de setembro, Bolsonaro deu, junto dos discursos de rompimento entre os 3 poderes, uma nova identidade: uma tentativa desesperada de ganhar, de forma legal, as eleições que ocorrem no dia 02  de Outubro de 2022. 

Mudanças essas que fizeram a recepção do bicentenário da independência e o recebimento do Coração de Dom Pedro para o Brasil serem alvos de críticas pelo uso político por parte do governo. O propósito era juntar imagens do 07 de Setembro para serem usadas em sua campanha eleitoral, ação essa que foi impedida pelo TSE. 

Após as recentes atualizações das pesquisas do IPEC (Inteligência em pesquisa e consultoria), Jair Bolsonaro acabou mantendo a intenção de votos em 31 pontos, enquanto Lula cresceu 2 pontos percentuais, indo de 44% para 46%, e entrando na casa dos 51 pontos percentuais.

E agora?

Nos últimos dias, pessoas relataram em redes sociais que o Youtube têm levado audiência dos perfis com assinatura premium para vídeos do canal da Jovem Pan através das recomendações via inteligência artificial. Esses vídeos em sua maioria proliferavam informações falsas, ataques aos opositores de Jair, ou apoiavam ações do governo atual. Dados esses que foram apurados e levantados por uma pesquisa do UFRJ e divulgados pela Folha

Mas essa parceria é mais profunda do que parece. Documentos do próprio YouTube afirmam que, a fim de diminuir a desinformação, canais de cunho jornalístico teriam privilégios de pesquisa, e dentre as listas de privilegiados pelo YouTube no Brasil, apenas a Jovem Pan estaria sendo selecionada para esse primeiro grupo. 

Ao aprofundar-se mais um pouco no assunto, é perceptível que não só esse privilégio estaria vigente, como vantagens de impulsionamento e acordos comerciais desiguais estariam também, fazendo assim com que não houvesse uma livre concorrência dos meios de comunicação dentro da plataforma. É possível notar isso ao analisar este artigo (em inglês) Building a better news experience on YouTube, together

Para mais informações, assista a esse vídeo da TV Coiote.

Fontes: 

Ipea: https://www.ipec-inteligencia.com.br/pesquisas/

TV Coiote: https://www.youtube.com/watch?v=2enJmaZonl0 

https://www.ipec-inteligencia.com.br/pesquisas/Reportagem da Revista Piauí: https://piaui.folha.uol.com.br/materi…

Artigo do YouTube sobre as eleições: https://blog.youtube/intl/pt-br/insid…

Artigo em inglês onde o YT cita a Jovem Pan: https://blog.youtube/news-and-events/…

Publicidade