Como vai funcionar a cobertura do Fato&Versão nessas eleições

As eleições são neste domingo e o jornal laboratório Fato&Versão conta com uma equipe de estudantes voluntários da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para cobrir o pleito no dia 15 de novembro.

Durante esta semana, foram produzidas matérias e conteúdos para plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e o Site do Fato&Versão. Os conteúdos variaram entre apresentação dos candidatos; contagem de votos; o que levar para o dia da votação; sobre a proteção da população, em virtude do atual Coronavírus; documentos necessários; local de votação; sobre o e-título; apresentação dos voluntários que farão parte da cobertura. Além  de variar os  assuntos, a ideia  da equipe é também foi variar  linguagem e formato, dispondo conteúdo em texto, foto, vídeo, áudio.

A cobertura será voltada para as cidades em que a Unisul tem sede na Capital, que são as unidades de Palhoça e do Centro de Florianópolis e está sendo coordenada pelas professoras  Vanessa Pedro e Giovanna Benedetto Flores e pelo professor Roberto Svolenski. A equipe é multidisciplinar, seguindo uma tendência das redações e agencias atuais. A cobertura reúne estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema.

No dia 15, a cobertura começa cedo com a abertura das urnas  e vai até o fim da tarde, com colaboradores nas ruas para acompanhar a movimentação de eleitores e candidatos e de voluntários em casa para auxiliar nas postagens do material recebido, que será publicado de hora em hora.

Para toda produção e resultado, existe a etapa de organização e planejamento. O preparo está sendo feito em reuniões virtuais com os participantes para expor ideias, estipular datas para as postagens de conteúdo e definir o que cada um irá fazer. 

Para a coordenadora do projeto, Vanessa Pedro, a reunião dos alunos nessa cobertura  é importante, no sentido de haver uma contribuição para a sociedade. “Essa iniciativa é uma forma de fazer um jornalismo com responsabilidade, pensando em novas linguagens para o público se engajar e, ao mesmo tempo, fazer com que os alunos obtenham experiência lidando com temas importantes e da realidade”, explica a professora. Vanessa completa que essa prática também se torna importante para a universidade, uma vez que revigora o ensino e garante que os alunos, que, que, futuramente ingressarão no mercado de trabalho, tenham já essa experiência.

As expectativas para os alunos envolvidos estão altas. Janaina Tschiedel, estudante de Publicidade e Propaganda, conta que essa cobertura é uma experiência totalmente diferente do que era acostumada, tanto o projeto quanto o tema abordado. Sua relação com a política começou há dois anos com as eleições para a presidência, porém é algo vago em sua mente ainda. Hoje, a estudante compreende a importância desse tema, principalmente para os jovens. Procurar conhecer e compreender é fundamental para qualquer interesse e opinião que ela possa ter. “Percebo também como é importante entender o funcionamento do nosso sistema político e conhecer sobre meus direitos, deveres e como faço para escolher um representante que esteja ao lado das coisas que eu acredito, rumo à formação de uma sociedade que eu confio ser igualitária e ideal para se ter uma vida de qualidade”, comenta Janaina.

Para a aluna Carol Krachinski, estudante de jornalismo, a ideia parece animadora, já que é a sua primeira experiência com o tema política. Após o convite da professora Vanessa, ela não pensou duas vezes em participar. Apesar da aluna estar no Paraná, por conta da pandemia, auxiliará de forma on-line para ajudar mesmo às distância. Carol espera que o material produzido seja de grande proveito para a população e que todos se sintam satisfeitos com o resultado.

Para acompanhar a cobertura do jornal laboratório, basta procurar pelo Fato&Versão (@fatoversao) no Instagram, no Facebook, no Twitter e também o site do fatoeversao.home.blog. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s