Mulheres são maioria na linha de frente à COVID-19

Cátia, de 45 anos, enfermeira na emergência do hospital Regional de São José e no IPQ (Instituto de Psiquiatria) e Cleusa, de 53 anos, técnica de enfermagem no UCM IPQ (Unidade Clínica Médica no Instituto de Psiquiatria), expõem como se sentem preocupadas pela possibilidade de contaminação e do risco de transmissão para as demais pessoas e familiares. Além do mais, o coronavírus trouxe muito estresse emocional a toda equipe, pois se depararam com algo novo, que tinham de aprender a lidar, para promover ao paciente um cuidado de excelência.

Atualmente, a OMS afirma que  90% das equipes de enfermagem do mundo, são compostas por mulheres que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Profissionais que se sentem ansiosas e receosas, por estarem lidando com um vírus demasiadamente infeccioso.

As profissionais da saúde consideram importante essa porcentagem, pois mostra o quanto as mulheres são corajosas, guerreiras e trabalham com amor para ajudar o próximo. “Trabalhamos com diversos vírus e bactérias em um ambiente hospitalar, estamos acostumados a lidar com vários tipos de doenças infectocontagiosas”, afirma Cátia, reconhecendo que a experiência em lidar com situações limites  as auxiliou ao combate à Covid-19.

Apesar do alto número de infectados nos hospitais, a carga horária delas continua a mesma, a única diferença é que passam de 4 a 6 horas dentro da UTI, cuidando dos pacientes contaminados e que estão entubados. Quando esse período chega ao fim, outra equipe permanece de 4 a 6 horas sem poder sair do local, para evitar a propagação do vírus às outras pessoas.

A prevenção da doença está sendo feita por todos no hospital, como o isolamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos, etc. Porém a cautela por parte da enfermeira Cátia se torna mais rígida, “Como sou enfermeira e estou na linha de frente, a prevenção da doença fica mais rigorosa, pelo fato de trabalhar em uma UTI da Covid –19”.

A enfermeira acredita, que a despeito do vírus ter se tornado algo absurdamente grande e assustador, ele veio para as pessoas se tornarem melhores, sem egoísmo, mais solidários e assim, mais humanos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s