Lavatórios são instalados no centro de Tubarão para prevenção de covid-19

Algumas cidades do sul do estado adotaram como medida de prevenção a instalação de lavatórios em pontos estratégicos dos municípios

Foram instalados seis postos de higienização com água, sabonete líquido e papel toalha em pontos estratégicos da cidade. Os pontos de higienização estão funcionando desde a metade de abril em frente a locais como a Fundação Municipal de Saúde, no bairro Oficinas; a Clínica Pró-Vida, no calçadão no Centro; a Casa da Cidade; a Caixa Econômica do Centro e na esquina do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A medida foi adotada pelo governo municipal após a volta ao funcionamento do comércio, no último dia 13, como mais uma medida de prevenção.

A doação do material necessário para instalação dos lavatórios foi feita pela Fundação Municipal de Saúde e a manutenção e a limpeza serão realizadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tubarão (CDL), em um parceria com a prefeitura. Além da instalação dos lavatórios, na última semana, tornou-se obrigatório o uso de máscara em estabelecimentos comerciais. “O objetivos com todas essas medidas de higiene é evitar que todo mundo se contamine ao mesmo tempo e evitar o colapso do sistema”, ressalta a coordenadora do setor de Atenção Básica da Policlínica Central de Tubarão, Vanessa Venâncio.

Imbituba e Laguna também instalaram lavatórios. Em Imbituba, os higienizadores já estão em funcionamento desde do dia 26 de março. São quatro instalados em pontos da cidade onde existe maior fluxo de pessoas. A realização foi feita através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico junto à Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA) do município.

Já em Laguna, a instalação foi feita na sexta-feira, dia 17, em frente ao Mercado Público e no Centro Histórico. Estão sendo disponibilizados detergente líquido e papel toalha. Na cidade, já é obrigatório o uso de máscara em espaço públicos e comerciais de uso coletivo e em transportes particulares como táxi.

Vanessa explica como deve ser feita a lavagem das mãos em lavatórios como esses. “É preciso lavar a palma da mão, dorso da mão, ponta dos dedos e entre os dedos, lembrando que cada movimento deve ser em torno de 5 vezes”, destaca. Ela ainda diz que deve-se evitar o máximo possível entrar em contato com qualquer superfície, pois as mãos podem se contaminar. “Se eu sequei minha mão, eu tento deixá-la o mais livre o possível. Quanto menos eu tocar a minha mão, seja no lavatório, seja em qualquer outro local, menor o risco de contaminação”, salienta.

De acordo com o “Manual de Segurança do Paciente”, produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, lavar as mão é uma prática conhecida no mundo todo, mas muito importante no controle de infecções. O documento ressalta que a medida é uma dos pilares na prevenção.

O médico Drauzio Varella ensina em vídeo a forma correta de lavar as mãos, confira:

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s