Um bom filho sempre à casa retorna

Carnaval já passou e uma nova fase começa. Na quinta-feira, dia 27, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) iniciou as aulas para o primeiro semestre de 2020. As boas-vindas foram dadas em todas as unidades da Unisul, na Grande Florianópolis e em Tubarão, para receber os alunos.

Os rituais de um novo ano são particulares de cada um, porém aquele “ frio na barriga” de volta às aulas é vivenciado por todos os estudantes. Para a Maria Fernanda Forcellini, aluna da quinta fase de Enfermagem, a cada semestre seu gosto aumenta pelos primeiros dias de aula. Cumprimentar seus colegas, professores e ter contato com veteranos e calouros torna a experiência mais interessante.  

Para o retorno habitual, a futura enfermeira já está adaptada aos corredores universitários e fala que, apesar de enfrentar um conteúdo que não domina no semestre novo, estudará ferozmente. Maria Fernanda diz que conseguiu aumentar o desempenho nos estudos se moldando à didática de cada professor, buscando conhecimentos em material extra e se dedicando de maneira diferente em matérias práticas e teóricas. Quando a estudante participa de disciplinas mais prática, prefere estar mais na universidade. Se a disciplina é teórica, opta por estudar o conteúdo antes em casa. Com o passar dos semestres, o curso vai se tornando mais próxima prático e próximo da realidade da profissão, relata Maria Fernanda. E, por isso, diz que tem cada vez mais gás para cumprir obrigações acadêmicas, diferente até do entusiasmo das primeiras fases.

Maria Fernanda Coimbra Forcellini, estudante do curso de Enfermagem, Unisul – Pedra Branca.

Nessa troca de recém chegados e aconchegados, Maria  Fernanda ainda dá três importantes dicas que gostaria de ter recebido quando era caloura de Enfermagem.

  1. Se dedicar mais nas primeiras matérias práticas. Isso quer dizer não ter vergonha de perguntar e nem de ir às monitorias. Todos estão em processo de aprendizagem.
  2. Interagir com a sua turma. Nota é importa, mas interagir com os colegas também ajuda a carreira acadêmica. Por mais que seja uma pessoa tímida, ela conta que  interagir com os colegas também faz parte da vida universitária. Maria Fernanda lembra que os colegas de turma de hoje serão os colegas de profissão de amanhã. 
  3. Pedir dicas para os veteranos. Veteranos não servem apenas para aplicar trotes. Eles já passaram pela mesma fase inicial e podem emprestar livros, comentar provas e dar dicas de trabalhos do semestre.

Como muitos, Maria Fernanda encerra seu segundo dia letivo com leveza e sem muito estresse. Apenas desejando que seu retorno tanto ao seu lar quanto à universidade seja prazeroso.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s