Esporte como chance de vida em comunidades carentes

Projeto da Academia Êxodos, localizada no Jardim Eldorado, visa envolver crianças e jovens em situações vulneráveis a participar gratuitamente de atividades esportivas

A busca pelo profissionalismo no esporte continua sendo o sonho de muitos jovens. Pensando nisso, a Academia Êxodos, localizada às margens da BR-101 no Jardim Eldorado, está iniciando um projeto que tem como objetivo inserir crianças carentes no mundo do esporte, oferecendo aulas de CrossTrainning e Jiu-Jitsu de forma gratuita. O depoimento do Professor Luiz Paulo é a personificação de como o esporte pode mudar a vida das pessoas.

Ainda dando seus primeiros passos, a Academia Êxodos já demonstra ambições e sonhos diferentes. Inaugurada há menos de dois meses, tem como missão transformar a vida das pessoas através de variadas atividades físicas. O local oferece atualmente aulas de Jiu-Jitsu, CrossTrainning, Muay Thai, Wing Chun e Boxe.

O foco do projeto é recrutar jovens e crianças carentes que vivem em bairros do município de Palhoça. Os bairros Frei Damião e Brejarú são conhecidos pelas condições precárias e devem ser beneficiados pela iniciativa. Além disso, os alunos que obtiverem desempenhos notáveis nas aulas também poderão ganhar bolsas integrais e patrocínio para competirem em nome da instituição.  

Visita na Escola Estadual Ivo Silveira para demonstração e recrutamento de alunos

Muitas vezes nós vemos projetos como esse com o intuito de elevar o nome de alguma empresa ou algo do tipo. Mas com a gente não. Nós temos em nossa equipe exemplos de como o esporte é uma chance na vida. Estamos fazendo isso somente no intuito de iluminar a vida de jovens que não enxergam um futuro. É por paixão a luta e o esporte. – Afirma um dos proprietários, que prefere não ser identificado. 

O Professor Luiz Paulo, mais conhecido como “DDD”, tem um currículo invejável: além de Mestre e Professor de Jiu-Jitsu, é campeão mundial, brasileiro e panamericano. Também treinou o exército de Abu Dhabi,  além de ser um dos sócios da empresa. Assim como os demais proprietários, veio do Rio de Janeiro e carrega em si uma linda história de superação através da fé, do esporte e do amor, como ele mesmo define. 

Ainda jovem, “DDD” era visto com um grande futuro no Jiu-Jitsu. Infelizmente, uma vida regada à álcool e drogas fez o sonho de Luiz Paulo desmoronar. O uso constante da maconha e a passagem pela cocaína fizeram de “DDD”  um dependente químico. O sonho então, se tornava um pesadelo. 

Eu causei decepções dentro da minha casa, com meus pais chorando. Meu desempenho no Jiu-Jitsu foi caindo e consequentemente eu fui me afastando do esporte. 

A virada na vida de Luiz Paulo veio através da fé, do esporte e do amor.  Na época, havia conhecido Cristal, que viria a se tornar sua esposa. A jovem o ajudou a seguir no esporte e superar as drogas. Sua vida já conta com mais de 20 anos prestados ao Jiu-Jitsu, ao qual Luiz Paulo tem eterna gratidão. Após ajudar a vida de muitos jovens por onde passou através das suas aulas e depoimento, “DDD” pode agora ser uma inspiração também no município de Palhoça.

O esporte, além  dos conhecidos benefícios a saúde física e mental, continua sendo uma alternativa a caminhos obscuros em que estas crianças de condições precárias estão expostas. O trabalho de recrutamento já iniciou, mas segundo a coordenação da academia, tem sido um processo complicado.

Muitas vezes paramos pais com crianças em carroças, carregando papelão e coisas do tipo. Conversamos numa boa, oferecemos o projeto chamando seus filhos para conhecer a academia, e, se se interessarem, participarem das aulas de forma gratuita. Porém, na maioria das vezes somos recebidos e respondidos com desconfiança. Não sei se pode medo de perder a ajuda dos filhos no trabalho nas ruas ou algo parecido. É  um trabalho complicado, já que se trata de menores de idade. – Afirmou um dos proprietários da Êxodos. 

Para o projeto, a academia conta com uma estrutura excelente. E isso é só o começo. Segundo eles, a intenção é de evoluir cada vez mais o já organizado espaço de treino e lutas, que já conta com o box de CrossTrainning, tatames de luta, banheiros para duchas  e inúmeros equipamentos. O espaço é muito grande, e futuramente deverá abrigar um restaurante, sala de nutricionista e outras melhorias. 

Box da academia Êxodos, local onde ocorrem as aulas de CrossTrainning

Além do espaço, a academia conta com Professores que possuem ótimos currículos e de grande profissionalismo (experiência própria), como o Professor faixa preta Ramon Ferreira Ribeira, o “Bruguelo”, atleta patrocinado pela empresa Mindcap e responsável pelo projeto de Jiu-jitsu.

O projeto, que iniciou no dia 25 de setembro, já distribuiu 20 bolsas de Jiu-Jitsu, foco inicial da iniciativa. Até o fim do mês, a expectativa é de que a academia já tenha 60 alunos bolsistas. No futuro, mais modalidades deverão ser adicionadas. Quem possuir interesse ou conhecer alguém que está dentro dos pré-requisitos do projeto deve entrar em contato com a academia através de alguma de suas redes sociais, via telefone ou comparecer pessoalmente no endereço da Êxodos. 


Instagram: @academiaexodos

Facebook: Êxodos Cross Combat

Telefone: (48) 3112-1312

Endereço: R. Arnoldo Schlemper, 204 – Jardim Eldorado, Palhoça – SC, 88133-307.

Clique aqui e confira também a matéria de Matheus Nogueira, que traz mais iniciativas esportivas no município de Palhoça.
Giovane Macedo Lourenço
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s