Plano Pedra Branca: Cidade para todos?

pb2
foto: cedida pela equipe de comunicação da Cidade Pedra Branca

Fugindo da ideia de ser apenas um subúrbio ou uma região de apoio para a Capital de Santa Catarina, o bairro Pedra Branca planejou toda sua estrutura enquanto ainda era apenas uma fazenda familiar para ser o que é hoje: uma referência em arquitetura e urbanismo. Com um crescimento acelerado, tanto no âmbito social quanto economicamente, a localidade destaca-se no município por ter criado o seu próprio padrão, ou melhor: O Plano Pedra Branca. 

A história desse bairro surge de uma fazenda familiar, onde parte dos lotes era utilizado para a agropecuária. Pouco é divulgado sobre essa época. Nenhum registro foi encontrado, por exemplo, no site da Pedra Branca e nem Associação de Moradores da Pedra Branca (AMO) soube dar nenhuma informação. 

 O que se sabe é que o primeiro marco para toda essa transformação foi a instalação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 1996, com apenas 300 alunos nos poucos cursos ofertados na época, que eram: administração, direito e contabilidade. Fixando suas estruturas no meio da Pedra Branca, numa parte do terreno cedido por Valério Gomes Neto, Presidente da Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários, serviu como âncora para que a região pudesse dar seu pontapé inicial nos projetos, valorizando a região e popularizando uma área até então “invisível”. Contando com cerca de 9.000 alunos em 2016 nos cursos de graduação e com a meta de passar de 10.000 em 2020, essa rede de ensino mantém viva e em pleno desenvolvimento aquele montante de 2.300 lotes que até a década de 1990 era pouquíssimo conhecido na região.

foto unisul pb.jpg
“Existia uma fazenda de 150 mil metros quadrados e a urbanização de Palhoça mais ao Norte. Naquele início, sabíamos que precisávamos ter uma ‘âncora’ transformadora”.  Marcelo Gomes, diretor executivo da Cidade Pedra Branca. foto: site UNISUL.

Mas a chegada da dessa unidade de ensino trouxe muito mais que estudantes para a Pedra Branca. Desde a sua criação, o pólo da Grande Florianópolis transformou uma fazenda de família em uma cidade referência no estado em arquitetura e urbanismo e recuperação sustentável, sendo premiada dentro e fora do país. Os maiores prêmios e honrarias conquistadas foram a Bienal de Buenos Aires em 2007, o Financial Times de Londres em 2008 e, posteriormente, a honraria de ser o primeiro projeto da América Latina a fazer parte do programa de Clima Positivo, em 2009, pela Fundação Bill Clinton. Todo o reconhecimento da Cidade Universitária chamou a atenção não só de alunos, mas de empresas que começaram a se instalar no Parque Tecnológico e em prédios no Passeio Pedra Branca. Além disso, o projeto conta com 7 empreendimentos residenciais e comerciais e com um shopping a céu aberto com mais de 40 lojas, favorecendo a circulação mensal de mais de 100 mil pessoas, entre moradores, estudantes, trabalhadores e visitantes.

Em um relato para o Fato&Versão, Estela contou que trabalha na Pedra Branca desde 2009 como corretora e que quando começou sua jornada no bairro ainda não havia o novo urbanismo. Na época, a localidade limitava-se à UNISUL, algumas casas e a sede da Pedra Branca Construtora, o que gerava dificuldade para trazer pessoas ao bairro, principalmente pela dificuldade de acesso e a limitada atração que a região tinha. Quando perguntados sobre como era a região antigamente, professores que trabalham na universidade desde a sua instalação na região comentaram sobre o mau cheiro que era comum na área e a quantidade de mosquitos e insetos que acabavam atrapalhando a aula. Uma imagem que, para as pessoas que não viram essa transformação, parece fantasiosa. 

Um salto de apenas 10 anos foi o suficiente para inverter toda a imagem pouco chamativa e transformar o bairro-cidade em uma potência imobiliária, como se mostrou no último dia 03 de agosto, quando seu mais novo empreendimento foi lançado. O Reserva da Pedra, uma das apostas da Pedra Branca para o ano de 2019 surpreendeu até mesmo quem não é ligado ao ramo imobiliário. O condomínio fechado de alto padrão próximo a rua principal da Cidade Universitária contará com 5 lagos, piscina artificial, clube, mais de 5 quadras esportivas, piscina aquecida entre outros espaços pensados para trazer não só mais um condomínio de alto padrão, mas um novo estilo de vida.  E uma validação dessa busca por um novo estilo de vida é o próprio lançamento do condomínio que 1 dia antes do início das vendas já contava com uma fila, iniciada às 11 horas da manhã e se estendendo até às 8 horas do dia seguinte, onde as vendas foram abertas e logo encerradas, às 11 horas, quando os 280 lotes disponíveis foram vendidos.

venda de lotes - Pedra branca.jpg
foto: Redação ND São José. Disputa de lotes do novo condomínio Reserva da Pedra.

Mas qual foi o motivo de tanta procura pela região? A Pedra Branca se desenvolveu muito nos últimos anos, sendo atualmente uma referência em novo urbanismo no Brasil, encantando as pessoas através do seu Passeio, lojas, calçadas e toda sua estrutura completamente planejada e pensada para pessoas. Todo o seu conceito e desenvolvimento foi pensado para oferecer qualidade de vida aos seus moradores e frequentadores, tornando fãs as pessoas que passam pelo bairro planejado. Um desses casos é o de Victor, que morava no Centro da Cidade e se mudou para o bairro em 2016 para ficar próximo a universidade, onde cursa direito. Segundo ele, esse é “um dos melhores bairros para morar” por ficar longe de todo o caos dos centros urbanos, mas manter a qualidade de vida de lugares mais desenvolvidos. 

Essa paixão pelo bairro não é algo exclusivo de alguns moradores, mas também uma consequência do planejamento seguido a risca, pensando não apenas em construir algo com conceito, mas em reforçá-lo a todo instante durante e no pós-venda dos produtos. Segundo Marcelo, diretor executivo da Pedra Branca, o Bairro-Cidade tem certo planejamento para um futuro próximo, acolhendo de forma equilibrada 40 mil moradores, 30 mil trabalhadores e 10 mil alunos. Já para 2025 o empreendimento deverá comportar 30 mil habitantes e gerar 15 mil empregos. Equilibrando qualidade de vida, sustentabilidade, urbanismo e novidades de diversas áreas, o que antes era apenas uma fazenda tornou-se um ideal de moradia para aqueles que podem pagar por uma alta qualidade de vida.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s